Dúvidas Frequentes

1. Quem pode publicar livro pela Arqué?

A Arqué se destina a publicar obras originais produzidos pela comunidade acadêmica (docentes, discentes e colaboradores) das Instituições de Ensino Superior do Grupo VITRU.

2. Que tipo de livro a Arqué publica?

Recomenda-se que os proponentes examinem as áreas antes de encaminhar um original. A Arqué se dedica à publicação de áreas do conhecimento com enfoque em temas relacionados a: Ciências Sociais, Comunicação e Informação; Saúde, Bem-Estar e Veterinária; Negócios e Administração; Computação e Tecnologias da Informação e Comunicação; Serviços, Química e Alimentos; Agricultura, Silvicultura e Pesca; Engenharia, Produção e Construção; Educação; Artes, Design e Humanidades e Jurídico e Social

3. A Arqué publica teses e dissertações?

Teses e dissertações poderão ser submetidas desde que estejam em formato de livro e somente após prévia aprovação final da coordenação do Programa de Pós-Graduação (PPG) a que estão vinculadas.

4. O que é o ISBN?

International Standard Book Number (ISBN) é um padrão numérico com o objetivo de fornecer uma espécie de “RG” para publicações monográficas, como livros, artigos e apostilas (Câmara Brasileira do Livro).

5. Qual é o idioma aceito para publicação?

Idioma português.

6. Quanto tempo leva para o receber o resultado da submissão?

O resultado será comunicado no prazo de 20 (vinte) dias contados da efetiva inscrição.

7. Quanto tempo leva para a publicação do livro?

 O edital estabelece o prazo de até 24 meses após a data de entrega do arquivo final para que o livro seja encaminhado para publicação. A duração dessas etapas depende não só das características do texto, que podem variar e exigir mais ou menos tempo de revisão e editoração, mas também da resposta dos proponentes. 

8. É cobrada alguma taxa e/ou valores para submissão, avaliação e publicação do livro?

Não. A Arqué não cobra qualquer taxa ou solicita qualquer valor para avaliar ou publicar livros.

9. Como é feita a seleção dos originais?

A equipe editorial da Arqué faz uma análise preliminar do material com vistas à adequação à política editorial por ela praticada. Uma vez pré-aprovada, a submissão é avaliada por especialistas na(s) área(s) contemplada(s) pela obra a ser avaliada. 

10. Qual é a quantidade de autores permitida na publicação?

A Arqué não estabelece quantidade de autores.

11. Há alguma recomendação para o grau de titulação para os autores?

Sim. Exige-se a titulação mínima de mestre.

12. Qual a norma é considerada para a publicação dos livros?

A Arqué adota as normas de documentação da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

13. Não estou localizando as normas de documentação da Arqué. Onde acesso?

Clique em "Submissões" na aba superior do site Arqué, irá abrir a página com informações sobre as “Condições para submissão” e, na sequência, “Diretrizes para os autores”.

14. Além do manuscrito, existe algum outro documento que tenho que transferir no momento da submissão?

Sim. É obrigatória a entrega da declaração da existência ou não de conflitos de interesse e a declaração de autoria. Poderá acessar o modelo das declarações em “Biblioteca da Editora”.

15. Ao submeter um manuscrito, quais campos obrigatórios devo preencher?

Todos os campos disponíveis no formulário eletrônico de submissão são obrigatórios.

16. Quais as responsabilidades do autor principal (e coautores, se houver) em relação ao processo editorial?

O autor principal é responsável por manter a comunicação com o(s) editor(es) durante o processo editorial, ajustando as demandas indicadas pelos revisores.

17. Quais os dados dos autores são necessários informar?

Os dados obrigatórios são:

  1. Nome completo;
  2. Instituição que é vinculado;
  3. Número do ORCID (Open Researcher and Contributor ID);  
  4. Endereço (URL) do Lattes;
  5. Endereço de e-mail.

18. Como faço para acompanhar as avaliações da minha submissão?

O sistema OMP emite alertas a toda e qualquer alteração no sistema, por meio de notificação automática ao autor correspondente.

19. Como faço para acompanhar as avaliações da minha submissão?

O sistema OMP emite alertas a toda e qualquer alteração no sistema, por meio de notificação automática ao autor correspondente. Após o envio, será listado em seu painel para acesso futuro, onde você poderá acompanhar seu progresso.

20. Que tipo de resposta o(a) proponente pode obter?

O resultado final da avaliação da obra poderá ser um dos seguintes: 

  1. Proposta Aprovada para inclusão na programação sequencial de publicação. 
  2. Proposta Aprovada com revisões requeridas – quando o Conselho exigir ajustes no texto como condição para aprovação.
  3. Proposta não aprovada

21. Em qual ordem deve aparecer a filiação dos autores no manuscrito?

A Arqué não realiza interferência na ordem de autoria indicada, desde que essa informação seja socializada com o(s) editor(es), antes da submissão.

22. Todos os autores precisam indicar o número do ORCID?

Sim. Todos os autores devem possuir o cadastro no ORCID, pois será exigido, caso o manuscrito seja aprovado.

23. Não recebi mensagem de confirmação que o meu manuscrito foi aprovado. Significa que ele foi rejeitado e não será publicado?

Se não recebeu e-mail (enviado através do sistema) que o manuscrito foi rejeitado aguarde, pois, ele segue o fluxo de avaliação dos editores.

24. A Arqué possui template para o manuscrito?

Sim. Após cadastrar na Arqué, acesse o template em “Biblioteca da Editora”.

25. Preciso aguardar o próximo edital para submeter o manuscrito? 

Não. A Arqué possui sistema de fluxo contínuo.

26. Onde acesso o tutorial de submissão da Arqué? 

Após o cadastro na Arqué, acesse a submissão, no canto superior do lado direito clique em “Biblioteca da Editora”.

27. Onde fica registrado a confirmação de submissão?

O e-mail de confirmação fica registrado na parte superior á submissão "Histórico da submissão".

28. Como faço para enviar mensagem para o editor?

Na vossa submissão em cada página ou estágio que se encontrar seu manuscrito há um espaço de "Discussão" neste canal na submissão poderá enviar uma mensagem ao editor e iniciar uma discussão.

29. Fiz uma submissão com dados errados, como posso corrigir?

Depois de concluir um envio, você não poderá fazer alterações nele. Se desejar substituir o arquivo enviado ou fazer outras alterações no envio, você precisará entrar em contato com o editor por meio da ferramenta Discussões de Pré-Revisão, acessível clicando no botão “Visualizar” próximo ao envio em seu painel.

Minha dúvida não foi respondida aqui.

Pergunte em arque@vitru.com.br